quarta-feira, 23 de novembro de 2011

sequência didatica interdisciplinar arte/educação física

Aproveitem essa sequência ela é super interessante para despertar no aluno a capacidade de criação.

SEQUÊNCIA DIDATICA
Conhecendo e Dançando Movimentos Regionais
Disciplinas envolvidas:
- Educação Física e Arte
Objetivos:
- Vivenciar o movimento em diferentes ritmos;
- Vivenciar os processos de criação e improvisação;
- saber realizar pesquisas sobre gestos, movimentos e sua utilização em produção de dança;
- Saber criar e realizar coreografias através de movimentos corporais expressivos.
Eixos Temáticos Trabalhados:
- Eixo Temático III - Conhecimento e expressão em dança (Arte);
- Eixo Temático IV Dança e movimentos expressivos (Educação Física).
Anos:
- 9º ano do ensino fundamental.
Tempo estimado:
- 8 horas/aula (se necessário pode-se utilizar mais horas/aula).
Material necessário:
- Cartolina, papelão, TNT (varias cores), som e outros materiais que jugar necessário.
Desenvolvimento:
 Arte:
- 1ª aula:
Realizar uma pesquisa sobre as danças típicas da cidade onde vive, Movimentos e gestos utilizados para a realização dessas danças e criar um quadro explicativo com os nomes e significados de cada movimento utilizado na dança.
- 3ª aula:
Utilizar os matérias que julgar necessário para criação das roupas e adereços para serem utilizadas no dia da apresentação das coreografias criadas pelas turmas.
- 6ª aula:
Definir quais das coreografias criadas pelos alunos se aproximam mais das danças regionais e montar uma apresentação de três dessas coreografias para serem realizadas no dia da apresentação geral e apresentá-las para o restante da turma.

Educação Física:
- 2ª aula:
Realizar os movimentos aprendidos com a pesquisa realizada na aula de Arte para familiarização com os movimentos expressivos utilizados nas danças regionais.
- 4ª aula e 5ª aula:
O professor deverá levar para a sala músicas com os ritmos utilizados nas danças regionais para que os alunos comecem a criar coreografias em cima dos movimentos aprendidos anteriormente.
OBS.:
- Nas aulas restantes os alunos deverão elaborar o cronograma das apresentações, organizar os cenários e apresentar as danças e coreografias criadas por eles para o restante da escola.

Avaliação:
- Os professores deverão acompanhar todas as etapas do desenvolvimento da sequência, intervindo sempre que necessário sanando as duvidas que por ventura venham a aparecer; avaliar todo o processo de forma qualitativa sempre valorizando os acertos e trabalhando em cima dos erros de forma que se tornem acertos.
Sites e outros materiais necessários para realização da sequência didática:

Nenhum comentário:

Postar um comentário